No último sábado (9/11), o bairro Jardim Floresta, em Lavras, recebeu um mutirão de combate à dengue, promovido pelos agentes de endemias da Vigilância em Arbovirose do município. A ação intensiva teve como objetivo eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, e conscientizar a população sobre a importância de manter o ambiente limpo e livre de criadouros.
Durante o mutirão, os agentes realizaram vistorias em residências, orientando os moradores a respeito das medidas de prevenção. Foram removidos recipientes que poderiam acumular água, além de reforçadas orientações para evitar o acúmulo de água em plantas, calhas e quintais. A população foi orientada a manter essa vigilância constante e, assim, evitar a proliferação do mosquito.
A participação dos agentes de saúde também se estendeu à Feira de Ciências do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), onde foi montado um estande educativo voltado à prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Os agentes apresentaram aos alunos práticas de combate aos focos do mosquito e explicaram sobre os ciclos de vida do Aedes, bem como a importância da colaboração da comunidade no enfretamento.
Na Feira de Ciências os estudantes puderam aprender de forma prática como contribuir para o controle da dengue em suas casas. Essa iniciativa não só educa, mas também engaja os jovens na luta contra o mosquito, estimulando o desenvolvimento de uma consciência cidadã em prol da saúde coletiva.
As ações de combate aos mosquito são realizadas durante todo o ano pelos agentes de endemias. É importante que toda população esteja atenta aos recipientes com água parada. O combate é de todos.