Alunos da rede municipal visitam o Parque do Inhotim, em atividade sobre matemática

WhatsApp-Image-2024-04-09-at-14.06.23

No último dia 3 de abril, os alunos do 9º ano da Escola Municipal Umbelina Azevedo Avellar, sob a supervisão do Professor de Matemática Rodrigo,
juntamente com as residentes pedagógicas Júlia e Khadja, do curso de matemática da Ufla, e a professora de apoio Alesssandra, visitaram o Parque do Inhotim com um projeto sobre figuras geométricas.

A visita proporcionou uma oportunidade única de integração entre arte, natureza e aprendizado acadêmico. Inhotim, um renomado instituto de arte
contemporânea e jardim botânico localizado em Brumadinho, oferece um ambiente rico em esculturas, instalações e paisagens naturais que podem servir como inspiração para explorar conceitos matemáticos.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de observar e analisar as obras de arte presentes em Inhotim, identificando as formas geométricas nelas incorporadas. Desde esculturas simples até instalações complexas, há uma variedade de formas geométricas em exibição, incluindo cubos, esferas, pirâmides, cilindros e muito mais. Os alunos são incentivados a identificar essas formas e a entender como elas são usadas pelos artistas para transmitir ideias e expressar conceitos.

Além de explorar as obras de arte, os alunos também podem aplicar seus conhecimentos matemáticos em atividades práticas, como medir distâncias, calcular áreas e volumes, e até mesmo criar suas próprias obras de arte baseadas em figuras geométricas. Essas atividades práticas proporcionam uma oportunidade para os alunos verem a relevância e aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala de aula.

Essa abordagem multidisciplinar ajuda os alunos a desenvolver uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos e a apreciar a beleza e a complexidade do mundo que os rodeia.