Rede de saúde mental realiza programação do Dia da Luta Antimanicomial

WhatsApp Image 2026-05-19 at 10.26.05 (6)

Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, a rede de saúde mental do município promoveu uma programação especial voltada à conscientização, acolhimento e valorização das pessoas em sofrimento psíquico. A data reforça a importância da reforma psiquiátrica e da substituição do modelo de isolamento em hospitais psiquiátricos por um cuidado humanizado, realizado em liberdade, junto à família e à comunidade.

De acordo com a coordenadora da Saúde Mental de Lavras, Ana Flores, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) representam uma das principais conquistas desse movimento. “O CAPS não é um meme. É um espaço de acolhimento, cuidado e construção de autonomia. O tratamento acontece por meio do vínculo, da escuta e da reinserção social”, destacou. Em Lavras, a rede conta com o CAPS II, voltado ao atendimento de pessoas em sofrimento psíquico, o CAPS AD, especializado no cuidado de pessoas com dependência de álcool e outras drogas, além da residência terapêutica destinada a pacientes oriundos de hospitais psiquiátricos.

Atualmente, o serviço atende moradores de Lavras e de outros nove municípios da região, realizando cerca de 1.500 a 1.600 atendimentos por mês. Para marcar a data, os usuários participaram de atividades em um clube da cidade, com café da manhã, almoço e ações conduzidas por educadores físicos e terapeutas ocupacionais. A proposta foi reforçar que o tratamento em saúde mental vai além das portas do CAPS, promovendo convivência, inclusão social e qualidade de vida.

Acessar o conteúdo