Aconteceu ontem, dia 7, a III Noite Cultural do Centro de Educação e Apoio às Necessidades Auditivas e Visuais (Cenav), celebrando os 19 anos. O evento, realizado no auditório Martha Roberts, da Fagammon, reuniu alunos, familiares e colaboradores em uma noite marcada por apresentações artísticas e culturais.
O Cenav, por meio da Educação Especial, tem como missão promover a inclusão social e profissional de pessoas com deficiência visual e auditiva, assegurando o direito à diversidade, igualdade de oportunidades e uma melhor qualidade de vida. Durante o evento, o público acompanhou apresentações de música, dança, poemas, além de depoimento e performances em Língua Brasileira de Sinais (Libras), destacando a riqueza cultural dos alunos e da comunidade atendida.
A coordenadora do Cenav, Adelene de Souza, ressaltou o impacto das ações desenvolvidas pela instituição, que oferece atendimento educacional especializado a pessoas com baixa visão, cegueira, baixa audição e surdez. “Os alunos da rede regular de ensino recebem intervenção pedagógica, enquanto jovens e adultos participam de atividades como oficinas de vida diária, informática adaptada e esportes inclusivos. Nosso objetivo é promover a qualidade de vida e garantir cidadania a todos”, afirmou Adelene.
A coordenadora também celebrou os resultados alcançados ao longo dos anos. “São 19 anos de dedicação. Vários alunos que passaram por aqui, hoje estão inseridos no mercado de trabalho, e temos a satisfação de ter contribuído de forma positiva na vida deles”.
A ex-secretária de Educação, Anália Maria Moreira Pereira da Silva é uma das idealizadoras do Cenav, a prefeita Jussara Menicucci, compartilhou seu sentimento de gratidão pela criação do centro. “Na época, com o apoio da Anália, conseguimos fundar o Cenav, que inicialmente funcionava na Escola Municipal Dra. Dâmina. Depois, com sede própria no bairro São Vicente. É um espaço que buscamos integrar as pessoas com deficiência, na sociedade, oferecendo educação e preparação para grandes realizações”, contou.
Jussara ainda fez questão de destacar o trabalho da equipe que, ao longo dos anos, tem se dedicado com empenho ao projeto. “E a nossa equipe que trabalha nesse centro desde quando iniciou, muitas ainda estão aqui. Fazem um trabalho que me enche de orgulho. Celebrar esses 19 anos é um momento muito especial para todos nós.”
O evento foi uma demonstração clara do impacto positivo do Cenav na vida das pessoas com deficiência e reafirmou seu compromisso com a inclusão, cidadania e igualdade de oportunidades.