Governo Municipal promove curso de primeiros socorros para agentes comunitários e recepcionistas de saúde

1

O Governo Municipal está promovendo um curso de primeiros socorros destinado a agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e recepcionistas de unidades de atendimento em saúde.

A iniciativa é uma promoção da Vigilância em Saúde, em parceria com a UFLA, e busca garantir que os profissionais que estão em contato direto com a população estejam devidamente preparados para lidar com situações de emergência e fornecer assim assistência imediata até a chegada de equipes médicas especializadas. Para a coordenadora dos PSFs do município, Débora Coelho, a capacitação qualifica melhor o profissional. “Através do curso, os agentes comunitários, técnicos de enfermagem e todos aqueles profissionais que estão na linha de frente, vão conseguir identificar situações de urgência e emergência no atendimento à população”, disse.

De acordo com a coordenadora do curso, Gincarla Aparecida Botelho Santos, “o objetivo é abordar uma série de tópicos essenciais, incluindo o atendimento inicial a vítimas de parada cardiorrespiratória, obstrução de vias aéreas, engasgamento, ferimentos e outras situações de emergência”, explicou.

A prefeita Jussara Menicucci, junto com a Secretária de Saúde, Iara Menicucci Nogueira, deu as boas-vindas aos participantes do curso. Para a Chefe do Executivo, essa iniciativa não apenas fortalecerá a capacidade de resposta em situações de emergência, mas também contribuirá para a segurança e bem-estar da comunidade. “Agentes comunitários de saúde desempenham um papel crucial na promoção da saúde preventiva, e ter conhecimento em primeiros socorros os capacitará ainda mais a prestar assistência rápida quando necessário” completou.

Para a agente comunitária Valéria Cristina Luiz, a capacitação é fundamental, ter profissionais treinados pode fazer a diferença entre a vida e a morte em certas situações. “Nós, profissionais da atenção primária, somos responsáveis pelo primeiro atendimento à população, por isso, a responsabilidade é grande”.

Pular para o conteúdo