Semana do Meio Ambiente na rede municipal de ensino é sucesso de conscientização e ações

WhatsApp Image 2024-06-07 at 12.35.26 (2)

A Semana do Meio Ambiente, celebrada entre os dias 27 de maio e 07 de junho, foi marcada por um grande número de atividades nas escolas da rede municipal de ensino de Lavras. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação em parceria com diversas instituições, teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental e incentivar práticas sustentáveis.

Curso sobre Uso Saudável das Telas
Com o objetivo de promover o uso consciente das tecnologias digitais entre os alunos, a Secretaria de Educação, em parceria com o SEBRAE, ofereceu o curso “Uso Saudável das Telas” para sete escolas da rede municipal. O curso, ministrado pelo especialista Pedro Gattás, atingiu cerca de 1000 alunos e abordou temas como os impactos do uso excessivo de telas na saúde física e mental, a importância da qualidade do sono e dicas para um relacionamento mais saudável com a tecnologia.

Ações de Plantio e Educação Ambiental:
• Plantio da Árvore do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS): No dia 07 de junho, foi realizada a cerimônia de plantio de uma árvore no âmbito do programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS). A ação, que contou com a participação de alunos, professores e autoridades locais, visou conscientizar sobre a importância da preservação das florestas e do meio ambiente.
• Plantio da Horta da Escola Municipal Umbelina Azevedo Avelar: No dia 07 de junho, os alunos da Escola Municipal Umbelina Azevedo Avelar participaram do plantio de uma horta na escola. A iniciativa, além de promover a alimentação saudável e o contato com a natureza, também teve como objetivo ensinar os alunos sobre a importância da agricultura urbana e da sustentabilidade.
• Plantio da Horta do CEACAD: Na tarde do dia 06 de junho, foi realizado o plantio da horta no CEACAD. A ação, que contou com a participação de alunos e funcionários do centro, visou promover a alimentação saudável e o contato com a natureza.
Palestras e Workshops:
• Palestra sobre Compostagem no CEACAD: Na tarde do dia 06 de junho, foi realizada uma palestra sobre compostagem no CEACAD. A palestra, ministrada por um especialista, abordou os benefícios da compostagem para o meio ambiente e ensinou como fazer compostagem em casa.
• Palestra da ARPA – Rio Grande na escola Itália Cautiero Franco (CAIC): No dia 06 de junho, a ARPA – Rio Grande realizou uma palestra na escola Itália Cautiero Franco (CAIC) sobre a qualidade do ar. A palestra abordou os principais poluentes do ar, seus impactos na saúde e como podemos contribuir para a melhoria da qualidade do ar.
• Palestra sobre Resíduos Sólidos oferecida pelo CONSANE na escola Guilherme Henrique de Carvalho: No dia 03 de junho, o CONSANE ofereceu uma palestra sobre resíduos sólidos na escola Guilherme Henrique de Carvalho. A palestra abordou os diferentes tipos de resíduos sólidos, a importância da coleta seletiva e como podemos reduzir a quantidade de lixo que produzimos.

Outras Atividades:
• Visita das crianças da escola Municipal Oscar Botelho ao Poço Bonito no dia 04/06: No dia 04 de junho, as crianças da escola Municipal Oscar Botelho também realizaram um passeio ao Poço Bonito. O passeio, que teve como objetivo proporcionar às crianças um contato com a natureza e conscientizá-las sobre a importância da preservação do meio ambiente
• Exposição das atividades das escolas de zona rural e escola Municipal Umbelina de Carvalho sobre educação ambiental na praça no dia 05/06: No dia 05 de junho, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, foi realizada uma exposição na praça central da cidade com trabalhos realizados pelos alunos das escolas da zona rural e da Escola Municipal Umbelina de Carvalho sobre educação ambiental. A exposição teve como objetivo mostrar à comunidade os projetos e atividades que estão sendo desenvolvidos nas escolas para promover a preservação do meio ambiente.
• Passeio das crianças da Escola Municipal Dra. Dâmina no Poço Bonito na manhã do dia 06/06: No dia 06 de junho, as crianças da Escola Municipal Dra. Dâmina realizaram um passeio ao Poço Bonito, um local de beleza natural ímpar. O passeio teve como objetivo proporcionar às crianças um contato com a natureza e conscientizá-las sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Notícias anteriores

Notícias anteriores a setembro/2023.

Pular para o conteúdo