Nesta quarta-feira, 4 de outubro, o Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, celebrou uma ocasião especial: a formatura dos 42 jovens do Laboratório Maker, que faz parte do Programa Educação 5.0, marcou o encerramento do semestre de 2024. Os estudantes, com idades entre 11 e 15 anos, vêm de diversas escolas municipais e representam a força da educação inovadora do município.
Os alunos, que cursaram o 8º e 9º ano e mais os estudantes do CEACAD, entre 11 e 13 anos, concluíram suas atividades em duas áreas centrais do programa: Desenvolvimento de Jogos e Inteligência Artificial e Mecatrônica, totalizando 64 horas de aulas.
Os formandos falaram sobre o impacto transformador do curso em suas vidas. Laurine Machado Nunes, aluna da escola Francisco Salles, destacou que “o aprendizado foi muito importante para a minha vida”. Já Oliver Nicolau, da escola Álvaro Botelho, enfatizou que “com o curso, aprendi a usar mais a minha imaginação e isso é muito bom”.
Segundo André Luiz Silva Andrade, um dos tutores do Laboratório Maker, “o objetivo central do projeto é inserir os alunos nas tecnologias emergentes que estão dominando o mundo. Com certeza, esses alunos vão sair na frente”.
Para a prefeita Jussara Menicucci, a cerimônia de hoje marcou não apenas o encerramento de uma etapa, mas o início de uma jornada promissora. “Esses jovens, munidos de novos conhecimentos e habilidades, estão prontos para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais tecnológico”.
Educação 5.0: Formação para o Futuro
O programa, que combina teoria e prática, busca preparar os jovens para os desafios do mundo contemporâneo:
• Desenvolvimento de Jogos e Inteligência Artificial: Os estudantes foram introduzidos a tecnologias como Meta IA, ChatGPT, Ideogram e Gamma App, aprendendo a programar jogos, desenvolver o pensamento lógico e explorar sua criatividade. Além disso, o curso os sensibilizou para o uso ético e consciente da inteligência artificial no cotidiano.
• Mecatrônica: Nessa área, os alunos adquiriram habilidades práticas, como soldagem de eletrônicos, uso de ferramentas e criação de protótipos, ampliando seu repertório técnico.
Já os alunos do CEACAD participaram do curso Vivências Maker, uma introdução geral ao programa, que lhes permitiu explorar um pouco de cada área.