Os alunos da Educação Infantil do Complexo Educacional Guilherme Henrique de Carvalho tiveram a oportunidade de aprender muito durante a Semana da Água, promovida pelo Governo Municipal através das Secretarias de Educação e Meio Ambiente. Neste evento educativo, os pequenos exploradores foram guiados em uma visita à Estação de Tratamento de Água da UFLA, onde puderam vivenciar todo o processo de transformação da água bruta em potável.
A experiência começou com uma explicação interativa sobre a importância da água em nossas vidas e os desafios enfrentados para garantir a sua qualidade e disponibilidade.
Ao longo do passeio, foram destacados aspectos como a filtração, a adição de produtos químicos para purificação e o controle rigoroso de qualidade. Os estudantes também tiveram a chance de interagir com os profissionais responsáveis pelo processo, fazendo perguntas e aprendendo de forma dinâmica.
Para os alunos do Ensino fundamental do Complexo Guilherme Henrique, essa visita foi uma verdadeira aventura de aprendizado, que ampliou os conhecimentos sobre a importância da água para a saúde e o meio ambiente.
“ Sem a água a gente não vive. A gente precisa da água para viver”, disse Alice Freitas, de 7 anos. Já Manoela de Carvalho, também de 7 anos, aprendeu que não se pode gastar água e que ela é tratada com cloro.
Além disso, o passeio despertou o interesse pela ciência e pela conservação dos recursos naturais, deixando uma semente de conscientização que certamente germinará ao longo de suas vidas.
A Semana da Água da Educação Municipal proporcionou um momento educativo valioso, ao incentivar a reflexão sobre a responsabilidade de cada um na preservação desse recurso vital para a vida no planeta.