A Prefeitura de Lavras, por meio da Vigilância em Arboviroses, ampliou em 2026 o projeto de monitoramento do mosquito Aedes aegypti com o uso de armadilhas, chamadas ovitrampas, em todo o município. A iniciativa, iniciada no final de 2025, tem como objetivo alcançar 100% de monitoramento do território municipal, permitindo identificar precocemente os locais potenciais de proliferação do vetor e direcionar ações mais eficazes de combate ao mosquito.
As ovitrampas são armadilhas simples e eficientes utilizadas para capturar ovos do mosquito. O dispositivo consiste em um recipiente escuro com levedo de cerveja, que serve de atrativo para as fêmeas, além de uma paleta de Eucatex onde os ovos são depositados. Semanalmente, agentes de combate às endemias realizam a instalação e recolhimento dessas paletas, que são encaminhadas ao laboratório da Vigilância em Arboviroses para contagem dos ovos e análise da incidência por região.
Todo o processo é acompanhado por meio de um aplicativo específico, que permite mapear a cidade e identificar, por cores, as áreas com maior e menor incidência do mosquito. Com base nesses dados, a equipe de vigilância desenvolve estratégias direcionadas para cada localidade, otimizando as ações de prevenção e controle.
Além do monitoramento, os ovos coletados são retirados de circulação, contribuindo diretamente para a redução da população do mosquito no município.
As armadilhas estão sendo instaladas em espaços públicos, estabelecimentos comerciais e residências, mediante autorização do morador. A participação da população é fundamental para o sucesso da iniciativa, fortalecendo o trabalho de combate às arboviroses e promovendo mais saúde para todos.


