Oficina de Capacitação para Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho

vigilanciadotrabalho_-2

Na manhã desta quarta-feira, 8, teve início a Oficina de Capacitação para Vigilância do Câncer relacionado ao trabalho, no Centro Universitário de Lavras.

Existem estudos que arremetem que certas atividades ocupacionais estão relacionadas ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

A oficina é uma oportunidade para que a Vigilância em Saúde do Trabalhador compreenda como saber se um paciente que desenvolva o câncer pode ou não estar relacionado ao trabalho. São vários fatores determinantes da doença, mas o ambiente faz toda a diferença.

A Epidemiologista Chefe da Área Técnica Ambiente de Trabalho e Câncer da CONPREV/INCA, Ubirani Barros Otero, comentou que essa capacitação faz parte de um conjunto oficinas que já foram realizadas em vários Estados e municípios nesse ano. Dando suporte e subsídios técnicos para os profissionais de saúde identificar os agentes cancerígenos presentes no ambiente de trabalho. A oficina promove e estimula que se faça a notificação desses casos no SINAN (Sistema de Informações de Agravos de Notificação) para que essa doença em relação ao trabalho não fique na invisibilidade.

Ubirani ainda ressaltou “Tendo esses números a gente consegue sensibilizar os gestores e a própria população. Com isso elaborar estratégias de prevenção e vigilância do câncer no munícipio de Lavras”.

O público alvo da capacitação é a Vigilância em Saúde, Rede de Atenção à Saúde (Serviços Públicos e privados): Atenção Primária a Saúde, Alta complexidade- hospitais de referência para o diagnóstico e tratamento do câncer, incluindo NUVEH, Universidade Federal de Lavras, Centro Universitário de Lavras, professores e estudantes.

Pular para o conteúdo