Na próxima quinta-feira, dia 4 de julho, celebraremos a inauguração do Complexo de Saúde Sebastião Ferreira com equipamentos públicos: Posto de Saúde Manoel Alves Botelho, a Sala de Fisioterapia Dr. Carlos Roberto Valadares de Paula e as novas instalações do Laboratório Municipal Dr. Hugo de Paiva Teixeira. Também será inaugurada a Rua Hélio Emerenciano que da acesso ao Complexo.
Aproveite para conhecer mais sobre os homenageados consultando suas biografias.
Sebastião Ferreira
Em 1926, chegava a Lavras, vindo de Santana do Jacaré, um certo menino, com olhos de um azul vibrante, de nome Sebastião Ferreira.
Começou sua vida profissional na Fabril Mineira, montou uma mercearia que se transformou em supermercado e também loja de material de construção, com amplo espaço, onde atendeu por 55 anos, sem férias. Generoso, ajudava a todos que o procuravam.
Outra paixão sua foi a política. Em 1963, foi convidado pelo expoente médico Sílvio Menicucci e entrou para o PMDB, seu partido de coração.
Foi vereador por 5 mandatos, presidente da Câmara Municipal por 3 vezes e presidente do partido PMDB. “Tião Ferreira”, como era popularmente conhecido, esteve presente nos principais eventos e acontecimentos de Lavras.
Deixou uma lição para os filhos e para aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e conviverem com ele: “Seja humilde, mas tenha propósitos; calmo, mas persistente. Tenha um ideal. Seja Justo. Olhe à sua volta e sinta que pode fazer parte da história da sua cidade, da sua terra, melhorando a sua vida e a dos outros”.
Manoel Alves Botelho
Manoel Alves Botelho, nasceu em Coqueiral – Minas Gerais. Casou-se com Maria Nazaré da Silva e tiveram quatorze filhos. De família humilde, exerceu diversos trabalhos tanto na zona urbana quanto na rural da região. Foi retireiro, boiadeiro, açougueiro, adestrador, peão, comerciante e finalmente barbeiro.
Chegou em Lavras no início dos anos 60, vendendo verduras em carrinho de mão nas ruas centrais da cidade. Em seguida, fixou-se como barbeiro, na Rua Chagas Dória, durante muito tempo. Mudou-se para a Rua Otacílio Negrão anos depois, com a sua já famosa barbearia.
Exercendo a profissão de barbeiro, o “Sô Mané”, como era mais conhecido em nossa cidade, conquistou a todos pelo profissionalismo, pela presteza, honestidade e uma alegria absoluta com clientes e amigos. Amava a família e a sua Lavras como poucos.
Foi um dos primeiros moradores do bairro Jardim Floresta, e foi lá que escolheu criar raízes e fazer morada. Ao longo de sua trajetória, fez inúmeros amigos e compadres, tornando-se um dos homens mais prestativos e respeitados do Jardim Floresta, porque lutava e defendia como poucos os interesses e o progresso do bairro.
Por diversas vezes, os moradores o procuravam, para relatar problemas e dificuldades do bairro, tendo nele, uma fonte de ajuda e luta, em prol de melhorias para a região.
No Jardim Floresta, seus filhos e posteriormente netos e bisnetos, cresceram e muitos fixaram morada, tornando assim uma grande família tradicional no bairro. Faleceu em 2004, em sua residência, no mesmo Jardim Floresta que ele tanto amava. Foi velado no bairro do seu coração, sendo seu último pedido em vida.
Deixou a esposa Maria Nazaré da Silva, além de filhos, netos e bisnetos. Destaca-se que sua esposa ainda reside na mesma residência do bairro. Uma família lavrense, que fixou raízes no Jardim Floresta, guiada pelo Sr. Manoel Alves Botelho, saudoso e respeitado na região.
Dr. Carlos Roberto Valadares de Paula
Dr. Carlos Roberto Valadares de Paula, era mais conhecido em nossa cidade como Carlinhos anestesista. Nascido em Bom Jesus do Galho, em 1949, formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, no ano de 1980, optando pela especialidade de anestesiologia.
Em Juiz de Fora, atuou como médico do Exército, com patente de Tenente. Posteriormente, fixou moradia em Lavras e trabalhou em todos os hospitais, sendo reconhecido como um profissional dedicado, responsável e sensível.
Ser médico era um sonho de infância, quase abandonado pela paixão pelo futebol. Bom jogador, chegou a atuar no Clube do Caratinga. Porém, sem aprovação da família, aposentou precocemente as chuteiras. O futebol talvez tenha perdido um atleta, mas com certeza, nossa cidade ganhou um excelente médico.
Em 16 de fevereiro de 2019, o Dr. Carlos Roberto Valadares de Paula partiu desta existência, deixando a esposa Maria Helena da Silveira Valadares, os dois filhos, Simone e Carlos Júnior e os netos, Lucas e Davi. Deixou também a saudade em todos aqueles que o conheceram.
Dr. Hugo de Paiva Teixeira
Dr. Hugo de Paiva Teixeira nasceu no dia cinco de Janeiro de 1931, em uma família de 11 filhos. Formou-se em medicina, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no ano de 1960.
Casou-se com Rosalva Ramalho Teixeira e teve 4 filhos, entre os quais o Dr. Hugo de Paiva Teixeira Júnior, renomado psiquiatra de Lavras.
Especializou-se em Anestesiologia e instalou-se em Lavras como Anestesista e membro da primeira equipe do CTI da Santa Casa de Misericórdia.
Foi Médico policial militar e Médico do INSS. Foi um dos fundadores do antigo Hospital Paulo Menicucci e do Laboratório Santa Cecília. Participou da primeira cirurgia cardíaca em Lavras, ainda na década de 1960.
Hélio Emerenciano
Hélio Emerenciano foi um importante trabalhador e liderança popular, do bairro Cruzeiro do Sul e das proximidades. Foi ativo militante do Partido dos Trabalhadores de Lavras desde a sua fundação, em 1981. Numa época em que a legislação partidária exigia um número mínimo de filiados para a legalização do partido, a contribuição do Sr. Hélio foi fundamental para o ingresso de muitas pessoas da região, no PT.
Na época, a Rua Alfredo Marani não possuía iluminação, saneamento básico e estruturas básicas, e foi a partir das reivindicações do Sr. Hélio Emerenciano que a rua passou a ter condições básicas de moradia e dignidade.
Como líder comunitário era ativo na organização e participação de eventos culturais, religiosos, esportivos e de lazer no bairro, sempre procurando envolver o nome do partido nessas atividades. Além disso, atuava como uma espécie de conselheiro e mediador em diversas questões ligadas aos moradores.
Contribuiu muito em diversas campanhas de arrecadação financeira para o partido, principalmente em momentos eleitorais. Em 1982, foi candidato do PT a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo Sr. Manoel Fernandes Filho. Recebia com prazer todas as lideranças petistas que visitavam Lavras.