Dia Internacional da Síndrome de Down

IMG_6097

21 de março é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down

A data tem como objetivo trazer conscientização para a sociedade sobre a necessidade de oferecer direitos igualitários, inclusão e bem-estar para as pessoas com Síndrome de Down em todas as esferas sociais.

É comum que, nesse dia, sejam organizados eventos e atividades que gerem um debate sobre os direitos, e o movimento de “meias trocadas” tem esse foco. O Governo de Lavras através do Cemei Carol Brasileiro de Castro convidou toda a comunidade escolar, familiares e interessados a usarem meias descombinadas, coloridas e divertidas neste dia.

Esta é uma alusão à campanha internacional “Lots Of Socks”, que significa “Muitas Meias”. A intenção é conscientizar as pessoas e chamar atenção para o fato de que o diferente é divertido.

Priscila dos Santos Faria, mãe do Miguel, ressalta a importância de atividades como essa na escola: “É muito importante para transmitir informação para as pessoas a respeito da Síndrome de Down, para as crianças poderem ser mais respeitadas. E cada um é diferente do outro, todos nós merecemos respeito”.

Usar meias trocadas é uma maneira de desafiar os padrões da sociedade e transmitir uma mensagem de inclusão e aceitação, para que as pessoas entendam que as diferenças precisam ser celebradas, e não escondidas. Ao usar meias trocadas, as pessoas percebem que a atenção é voltada para elas, e isso acontece todos os dias com as pessoas que têm algum tipo de diferença.

Lívia Cristina Bueno Nobre, mãe da Liz, disse que não só hoje, mas todos os dias ela sente acolhimento por parte de toda equipe escolar e comunidade, principalmente das crianças que respeitam e acolhem as diferenças.

Ir para o conteúdo