O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência e Autismo de Lavras comemorou nesta quinta-feira, 13 de junho, um ano de existência, marcado por uma série de conquistas e atendimentos que impactam positivamente a vida de mais de 2.000 pessoas.
Para celebrar essa data especial, a equipe do Centro, junto com as famílias e autoridades locais, promoveram uma festa para as crianças. Elas se divertiram nos brinquedos, saborearam pipoca e algodão doce, e foram presenteadas com uma apresentação do grupo de Teatro Construção. A performance trouxe risos e encantamento, tornando a comemoração ainda mais especial.
De acordo com a prefeita Jussara Menicucci, o “momento é para celebrar os avanços conquistados e reafirmar o compromisso do Centro em oferecer um atendimento humanizado e de qualidade para pessoas com deficiência e autismo”.
Desde sua inauguração, o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência e Autismo já realizou 2.462 atendimentos, incluindo consultas médicas, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e nutrição. Atualmente, 115 crianças e adolescentes estão em acompanhamento regular no Centro, recebendo o suporte necessário para o seu desenvolvimento pleno. Segundo a Diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Viviane Barbosa, o Centro de Lavras se tornou referência e hoje é o segundo do Sul de Minas. “Esse resultado é graças a uma equipe que trabalha de forma dedicada e nosso plano para o futuro é aumentar o número de crianças atendidas”, completou.
Uma das principais conquistas do Centro é a sua equipe multidisciplinar, composta por profissionais qualificados e experientes em diversas áreas da saúde e da educação. A equipe conta com psicólogos, fisioterapeutas (motora e visual), terapeutas ocupacionais, nutricionistas, odontopediatra, pediatra e assessora de acompanhamento familiar.
Além disso, o espaço oferece transporte gratuito para 58 crianças e adolescentes, por meio de uma van adaptada para pessoas com deficiência. Esse serviço garante que todos os usuários tenham acesso ao atendimento, independentemente da sua localização ou condição física.
Os pais das crianças atendidas também expressaram sua gratidão e reconhecimento pelo suporte recebido. Muitos relataram histórias de progresso e superação, evidenciando o impacto positivo do centro na vida de suas famílias. É o que explica, Pedro de Oliveira, que mora há dois anos em Lavras. Para ele, o trabalho do Centro é excelente. “Ver nossa filha Esther de 7 anos evoluindo a cada dia, nos enche de orgulho. Atualmente ela faz terapia visual, fisioterapia, acompanhamento com o pediatra, nutricionista, Enfim, isso faz toda a diferença. E a gente, como pai, fica muito feliz”.
O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência e Autismo de Lavras é o segundo centro especializado do Sul de Minas, o que o torna uma referência para famílias que buscam tratamento para seus filhos. Ele oferece acolhimento, orientação e acompanhamento para as famílias, além de promover a inclusão social das pessoas com deficiência e autismo.