1ª Reunião da Mesa do LVRS+ define 12 projetos prioritários para 2026

Design sem nome - 2025-12-11T162127.135

Na noite desta terça-feira, 10/12, Lavras deu mais um passo importante dentro do Pacto Lavras pela Inovação, o LVRS+. Foi realizada a primeira Reunião da Mesa do Pacto, que reuniu cerca de 60 entidades representantes de todo o ecossistema de inovação: poder público, universidades, empresas e sociedade civil organizada.

O encontro marcou um momento decisivo do movimento, como explicou o Superintendente de Inovação Rennan Campos. Segundo ele, a reunião é consequência de todo o trabalho construído ao longo do ano. “A reunião da Mesa é resultado da consolidação do LVRS+. Hoje estamos realizando a primeira reunião dessa camada da governança do ecossistema, e ela serve justamente para escolher os 12 projetos que vamos priorizar para execução colaborativa no ano que vem. Reunimos 60 entidades para fazer essa escolha de forma conjunta e estratégica.” Os projetos foram avaliados com base em critérios que garantem impacto e viabilidade: liderança definida, possibilidade de execução em até seis meses, entregáveis claros, recursos disponíveis e alinhamento às missões e macrodesafios do ecossistema.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo e Inovação, Rodolfo Alvarenga, a reunião representa um marco ao consolidar a presença das quatro hélices da inovação. “Hoje finalmente conseguimos reunir as quatro hélices com foco na prática. Tivemos quase 30 projetos candidatos para serem executados no primeiro semestre do ano que vem. Desses, 12 serão eleitos como prioritários — projetos com lideranças definidas e que a população lavrense vai abraçar de verdade.”

A votação definiu os 12 projetos prioritários para execução colaborativa no primeiro semestre de 2026:

MACRODESAFIO 01 – Gestão Pública Inovadora:

  • PROJETO 01 – Governo Digital
  • PROJETO 02 – Sandbox Regulatório do Futuro do Alimento

MACRODESAFIO 02 – Qualidade de Vida e Inclusão Produtiva:

  • PROJETO 03 – Cinturão do Futuro do Alimento:
  • PROJETO 04 – Blue Zone Lavras

MACRODESAFIO 03 – Atração, Manutenção e Geração de Talentos:

  • PROJETO 05 – MBA em Agrofoodtech
  • PROJETO 06 – YouX Lab

MACRODESAFIO 04 – Place Branding e Turismo:

  • PROJETO 07 – Festival do Futuro do Alimento
  • PROJETO 08 – Circuito Territorial Vale dos Ipês

MACRODESAFIO 05 – Transformação Urbana Sustentável

  • PROJETO 09 – Usina de Compostagem e Reciclagem de Alimentos
  • PROJETO 10 – Estação Férrea

MACRODESAFIO 06 – Ambiente de Negócio para Inovação:

  • PROJETO 11 – Cluster Agro-Food-Tech
  • PROJETO 12 – Hub de Inovação no Parque Tecnológico de Lavras – IPÊTECH

Com os projetos definidos, o ecossistema inicia agora o planejamento detalhado de execução. “A nossa meta é que, em junho do ano que vem, todos os projetos tenham seus entregáveis concluídos. Se for preciso ajustar rotas no caminho, vamos fazer isso para garantir que avancem.”, explica Rodolfo Alvarenga.

A expectativa é que esse ciclo fortaleça ainda mais o ecossistema de inovação e consolide Lavras como referência nacional no Futuro do Alimento.

Acessar o conteúdo