O compromisso com uma educação transformadora segue rendendo frutos em Lavras. Nesta quinta-feira, 30 de outubro, foi realizada mais uma edição do Prêmio Alma da Educação 2025, e a Escola Municipal Professor Paulo de Souza recebeu o certificado de Escola Transformadora com o projeto “Saberes do Cajuru”, desenvolvido pela professora Josane Diniz Toledo, que conquistou o 1º lugar na categoria Inovação Pedagógica.
O Prêmio Alma da Educação tem como objetivo reconhecer e valorizar práticas educacionais exitosas desenvolvidas por professores e gestores de Lavras e região. A iniciativa destaca experiências com impacto social, inovação e inclusão, celebrando profissionais que dedicam suas carreiras a transformar vidas por meio da educação. O prêmio é estruturado em nove eixos temáticos, como: Empreendedorismo; Neurociências e Aprendizagem, Inovação Pedagógica: Sustentabilidade; Tecnologia e Criatividade; Inclusão e Diversidade; Educação Socioemocional e Gestão (para diretores) que orientam a inscrição e a avaliação das práticas pedagógicas
O projeto “Saberes do Cajuru” é uma iniciativa que nasceu com o propósito de valorizar a escrita criativa e a produção literária como instrumentos de identidade e pertencimento. Com o envolvimento direto de professores e alunos, o projeto promoveu oficinas de escuta, escrita e produção textual, abordando temas como: tradições do campo; Memórias da infância; Relação com a terra, com os animais, a família e a comunidade; Saberes e histórias transmitidos por avós, pais e vizinhos.
Os estudantes foram incentivados a se reconhecerem como autores, elaborando textos autorais a partir de entrevistas, relatos pessoais e experiências vividas. A proposta se estendeu também ao processo gráfico e editorial, com oficinas que ensinaram técnicas de arte de capa, diagramação, costura e acabamento, culminando na confecção e lançamento da obra “Saberes do Cajuru”.
Idealizado por Lutrícia Monti e Carlos Luz, da Capim-limão Editora, o projeto nasceu de um olhar sensível às comunidades escolares e às dificuldades enfrentadas pelas políticas públicas de cultura e leitura para alcançar territórios do campo. Viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc, o projeto garantiu direitos autorais aos estudantes e reafirmou a importância da memória, da oralidade e da valorização dos saberes populares.
Durante o lançamento do livro, alunos, professores e gestores celebraram o resultado, com momentos de leitura e partilha de experiências que emocionaram todos os presentes. Segundo a professora Josane Toledo, esse reconhecimento reforça o compromisso da rede municipal em estimular práticas pedagógicas inovadoras, que unem criatividade, identidade cultural e protagonismo estudantil.







