Oficina do Mapa do Turismo Brasileiro em Lavras

Montagem foto10abr24

Nessa semana, aconteceu na Casa da Cultura a Oficina do Mapa do Turismo Brasileiro.

Lavras já faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro, está na categoria C, buscando incentivar o trade turístico para que o município suba para a categoria B.

Participaram da oficina Lavras, Luminárias, Perdões, Carmo da Cachoeira, São Bento Abade, São Tomé das Letras, Três Pontas, Passa Tempo, Oliveira, Ijaci, Bom Sucesso e Varginha.

O que é o Mapa do Turismo Brasileiro?

É o mapa oficial do MTur que apresenta os municípios, organizados em regiões turísticas, que integram a política nacional de regionalização do turismo no Brasil, uma das principais diretrizes do desenvolvimento turístico no país. Na prática, o MTur estimula que os municípios se organizem em regiões turísticas, formadas por localidades com características similares ou complementares, que se unem com o intuito de organizar a gestão e promover a diversificação e maior competitividade turística.

Quais os critérios obrigatórios para que os municípios integrem uma região turística do Mapa do Turismo Brasileiro?

Pelo MTur, são exigidos critérios que apontem que as gestões públicas municipais investem minimamente no desenvolvimento do setor. São 5 os critérios obrigatórios:


Quais os critérios obrigatórios para que as regiões sejam reconhecidas e integrem o Mapa do Turismo Brasileiro?

Para que as regiões turísticas sejam reconhecidas, há 2 critérios obrigatórios pelo MTur:
Existência de instância de governança regional do turismo.
Ser composta por municípios limítrofes ou próximos e que possuam aspectos similares ou complementares que os identifiquem enquanto região turística, tais como identidade histórica, cultural, econômica e/ou geográfica.

Quais são os compromissos assumidos pelos municípios e pelas regiões ao integrarem o Mapa?

Para além dos critérios obrigatórios, há alguns compromissos que devem ser assumidos pelos municípios e regiões ao integrarem o Mapa Brasileiro do Turismo. São eles:

  • indicar ao Ministério do Turismo 01 representante responsável pela interlocução do Programa de Regionalização do Turismo no município;
  • participar ativamente da instância de governança regional;
  • destinar, anualmente, recursos orçamentários para o turismo;
  • manter ativo o colegiado de turismo municipal – conselho, comitê;
  • apoiar o desenvolvimento do turismo regional, de forma cooperada;
  • elaborar um planejamento estratégico municipal do turismo, caso ainda não o possua ou for atualizá-lo, bem como um plano de trabalho anual; e
  • manter atualizadas as informações disponibilizadas no cadastro do município no sistema do Mapa do Turismo Brasileiro.
Pular para o conteúdo