Medalha Hélio Costa é concedida a Juiz de Direito Dr. Tarciso Moreira de Souza

Design sem nome - 2023-12-18T134241.405

Na última sexta-feira, dia 15, o Procurador Geral do Município, Dr. Luciano Salim, e o Assessor de Relações Institucionais, Marcelo Sabato, representaram o município na cerimônia de entrega da medalha Hélio Costa. Esta condecoração é concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) da comarca de Lavras, a personalidades que se destacaram por relevantes serviços prestados à advocacia e à justiça mineira.

O evento, presidido pelo diretor do Foro de Lavras, Dr. Rodrigo Melo Oliveira, foi marcado por uma atmosfera de reconhecimento e gratidão, reunindo eminentes profissionais do meio jurídico, além de autoridades e representantes da sociedade.

“É por meio da Medalha Hélio Costa que o Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais, em cada Comarca, através de uma escolha coletiva de diversos segmentos da sociedade, tem a oportunidade de mostrar sua gratidão e reconhecimento àquelas pessoas que, com grande distinção, ajudaram a Justiça em seus trabalhos”, disse o Dr. Rodrigo Melo.

Na Comarca de Lavras, o agraciado desse ano foi Juiz de Direito Dr. Tarciso Moreira de Souza, que exerceu as funções de Juiz nos Juizados Especiais de Lavras entre os anos de 2013 e 2016. Trouxe aos Juizados Especiais inovações nos sistemas de organização de trabalho e de gestão, e ainda realizou inéditos projetos do Poder Judiciário de Lavras em conjunto com Faculdades de Direito locais.

Dr. Tarciso foi também responsável por trazer o primeiro curso presencial de conciliação ministrado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais no interior.

O homenageado agradeceu por receber a medalha Hélio Costa. “Eu me sinto muito honrado com essa distinção que é mais do que um reconhecimento individual; é um tributo aos valores éticos e profissionais que permeiam a atuação de um indivíduo”.

Sobre a Medalha Hélio Costa

A medalha foi instituída pela Resolução 296, de dezembro de 1995, pelo então desembargador Márcio Aristeu Monteiro de Barros. A homenagem tem por finalidade agraciar, de dois em dos anos, personalidade que tenham prestado relevantes serviços ao poder judiciário nas 298 comarcas de Minas Gerais. A condecoração também presta homenagem ao desembargador Hélio Costa pela carreira na magistratura, na qual atuou nos cargos de corregedor e presidente do TJMG.

Pular para o conteúdo