Lavras retoma aulas na rede municipal com estrutura reforçada, novos programas e reconhecimento nacional

WhatsApp Image 2025-08-04 at 14.11.11

A Rede Municipal de Ensino de Lavras retoma as aulas nesta segunda-feira, 4 de agosto, com o retorno de 9.647 estudantes às escolas, CEMEIs e centros especializados para a conclusão do ano letivo. A volta às aulas marca também a consolidação de uma série de investimentos realizados pela Prefeitura no primeiro semestre, tanto na infraestrutura das unidades quanto na formação dos profissionais e na ampliação de programas educacionais.

No primeiro semestre de 2025, a Secretaria Municipal de Educação promoveu 40 cursos de formação continuada para professores e profissionais da rede, com temáticas voltadas à convivência, sentimento, inovação, tecnologia, inclusão, diversidade, equidade e novas metodologias de ensino.

A rede de ensino conta hoje com 19 escolas, 18 CEMEIs e 3 centros especializados: CEACAD, CENAV e CEDET. Algumas unidades passaram por obras de requalificação e ampliação, como o CEMEI Juracy Elisa da Costa (bairro Pitangui) e a Escola Municipal Sebastião Botrel Pereira (Jardim Floresta). Foram distribuídos ainda cerca de 10 mil kits escolares e aproximadamente 37 mil uniformes aos alunos da rede.

Outro destaque é a merenda escolar, que passou por melhorias significativas com a redução de 15% no uso de alimentos ultraprocessados e doces, promovendo uma alimentação mais saudável.

A educação em Lavras também se fortalece no contraturno escolar. Estudantes têm acesso a atividades como aulas de informática, música, uso de laboratórios e o programa “Esporte nas Escolas”, que agora oferece 12 modalidades esportivas gratuitas, incluindo rugby, ballet, capoeira, boxe, entre outras.

O município recebeu o Selo Ouro do Ministério da Educação, em reconhecimento ao excelente trabalho na alfabetização das crianças. A inclusão também é prioridade: a rede oferece atendimento especializado com hidroterapia, equoterapia, o apoio do CENAV (para necessidades auditivas e visuais), e uma estrutura dedicada aos estudantes com autismo, por meio do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência e Autismo.

Mais de 400 alunos recebem acompanhamento individualizado no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Além disso, o Laboratório Maker oferece aulas de robótica, programação de games, eletrônica criativa e prototipagem.

Outro programa de destaque é o “Líder em Mim”, implantado em algumas escolas municipais, que trabalha o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, estimulando autonomia, responsabilidade e trabalho em equipe.

Com esse conjunto de ações, a Prefeitura de Lavras reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, inclusiva e inovadora.

Ir para o conteúdo