Foi inaugurada nesta sexta-feira, dia 5, a obra de revitalização da Praça José Esteves, também conhecida como Praça da Estação, que transformou o ambiente em um verdadeiro refúgio de tranquilidade dentro do espaço urbano na zona Norte de Lavras.
Um dos principais aspectos desta revitalização foi a preocupação com a preservação do patrimônio histórico e cultural da praça. O projeto paisagístico foi cuidadosamente planejado pela engenheira florestal Alessandra Teixeira para manter elementos arquitetônicos que são parte integrante da identidade do lugar. A prefeita Jussara Menicucci lembrou que a praça Dr. José Esteves é o coração da zona norte, e que a população deve usufruir ao máximo. “Quero agradecer a todos os profissionais e pessoas envolvidas nessa obra de revitalização da praça, a gente tem muita gratidão porque foi um trabalho difícil, mas valeu a pena”, completou ela.
Além da limpeza e paisagismo, foram instalados bancos novos. A locomotiva Baldwin 233, tombada pelo Patrimônio Cultural de Lavras em 2012, foi totalmente revitalizada. Também chama a atenção a instalação na praça dos postes do bonde que circulou em Lavras até 1967. O Governo Municipal também prestou uma homenagem à chamada “Banca do Índio – Jornais e Revistas” que funcionou de 1982 a 2010. Fundada por José Maurílio Apolinário (1957-2010), conhecido como “Índio”, a banca foi um espaço de convivência que rendeu muitos frutos para a cultura local. Rafael Apolinário agradeceu ao Governo Municipal a homenagem prestada ao seu pai: “Hoje é um dia muito especial para nossa família, o local onde funcionava a banca era um verdadeiro ponto de encontro que marcou gerações”, disse.
A revitalização da Praça José Esteves é um exemplo de como o investimento em espaços públicos pode melhorar significativamente a qualidade de vida em uma cidade. Para o aposentado Camilo Naves, a praça ficou muito bonita e iluminada. “A prefeitura de Lavras está de parabéns pela iniciativa”.
Com mais esta obra entregue pelo Governo Municipal, a população poderá desfrutar de um ambiente que promove a convivência, o lazer e a conexão com a história local.