Foi realizado nesta terça-feira, dia 23/01, no auditório da Prefeitura, a entrega de certificados de mérito ambiental referente a Semana do Campo Limpo. Os certificados foram entregues para os profissionais que trabalharam diretamente na realização do evento, que teve como objetivo o recolhimento de embalagens de produtos tóxicos.
A certificação promovida pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – InpEV, foi realizada em parceria com o Governo Municipal, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Segundo o coordenador de operações da InpEV, Jair Furlan Júnior, o sucesso do evento se deve a ampla campanha de divulgação. “O apoio maciço das Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente, Agricultura, Obras, Emater, IMA e Sindicato Rural, tudo isso culminou nesse resultado fantástico de quase 5 mil embalagens recolhidas, que seriam descartadas de forma inadequada no meio ambiente”.
No total foram recolhidas 4.461 embalagens. Um resultado extremamente positivo segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Adriano Garcia. “A Semana do Campo Limpo em Lavras foi um grande serviço prestado pelo município aos produtores rurais. O sucesso da campanha em Lavras já está gerando novos frutos, como um programa ambiental da InpEV, que será desenvolvido nas escolas rurais aqui no município”.
Para o gerente regional da Emater – Lavras, Marcos Fabri Júnior, a entrega desses certificados é uma forma de reconhecer o papel fundamental de todos envolvidos. “A EMATER sempre será parceira junto ao poder público nesse tipo de iniciativa que visa a preservação ambiental e a promoção de práticas sustentáveis na comunidade”.
O momento não apenas celebrou o empenho dos envolvidos, mas também ressaltou a importância de ações conjuntas para preservar o meio ambiente e garantir um futuro mais saudável para todos.
O Governo Municipal através dessa iniciativa, reforça o compromisso com a conscientização ambiental e a gestão responsável dos resíduos, incentivando a participação ativa da população, especialmente dos agricultores, nesse processo fundamental para o bem-estar coletivo.
Semana do Campo Limpo
O Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado anualmente no dia 18 de agosto. A data integra o Calendário Nacional desde 2008, e foi criada pelo inpEV com o objetivo de reconhecer a participação dos diferentes agentes – agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público – da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e celebrar os resultados alcançados com a atuação conjunta.