O Governo de Lavras, realizou nesta terça-feira, 25, o 1º Encontro Literário de Educadores da Rede Municipal, um momento dedicado à valorização dos talentos literários presentes entre os profissionais da educação. O evento marcou o início de um projeto inovador que busca reconhecer, incentivar e fortalecer a expressão artística de servidores que, além de educadores, são escritores, poetas e produtores de cultura.
O encontro nasceu da compreensão de que muitos professores possuem um talento especial para a escrita, mas nem sempre encontram oportunidade, espaço ou coragem para compartilhar suas produções. A proposta é justamente abrir portas para que esses educadores possam se expressar, estabelecer vínculos, criar redes de afinidade e vivenciar a literatura como um espaço de troca, acolhimento e pertencimento.
A programação incluiu a abertura com o grupo de canto do Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento – CEDET, apresentações artísticas de professores músicos e um espaço especial para que os participantes pudessem falar sobre suas criações, inspirações, processos e sentimentos envolvidos em suas produções literárias.
Foi um momento de confraternização, emoção e partilha, onde cada educador teve a oportunidade de apresentar seu texto, contar sua história e dialogar com colegas que compartilham das mesmas paixões.
A professora de Educação Infantil da Escola Municipal Padre Dehon, Isadora Sette, participante da mostra literária, destacou a importância da iniciativa. “Quando vi a proposta no mural da escola, fiquei surpresa e feliz. Já escrevia alguns textos como forma de autoconhecimento e expressão de tudo o que vivo na escola. Decidi participar porque acredito que esse evento é inovador e pode abrir novos caminhos, incentivar outros colegas e promover uma rica troca de experiências.”
Todos os textos enviados para a mostra serão reunidos e selecionados para a produção de um e-book, que será disponibilizado nas escolas e no site oficial da Prefeitura de Lavras. A ideia é que este seja apenas o primeiro de muitos encontros, realizados anualmente, ampliando a participação e estimulando ainda mais educadores a compartilharem sua arte.
A secretária municipal de Educação, Laís Costa, celebrou a iniciativa. “No nosso primeiro encontro literário, ‘Vozes que Ensinam, Vozes que Encantam’, tivemos a alegria de conhecer e reconhecer servidores que, além de educadores dedicados, são talentosos produtores de cultura. São referências vivas que inspiram nossos estudantes e toda a rede. O Governo Municipal tem desenvolvido uma série de iniciativas para impulsionar, dar visibilidade e potencializar os talentos da rede, sejam eles servidores ou estudantes.”











































