Formação Profissional do Projeto Líder em Mim é Iniciada nas Escolas Municipais

20240516_092329

Nesta quinta-feira, 16, está em andamento a formação profissional dos educadores e equipe de apoio das Escolas José Luiz de Mesquita e José Serafim como parte do Projeto Líder em Mim.

Essa iniciativa tem como objetivo principal não apenas o aprimoramento acadêmico dos alunos, mas também o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais. A capacitação acontece de 8h às 17h, na Escola Municipal José Luiz de Mesquita.

Maria Helena de Abreu Pereira, Secretária de Educação, expressou sua satisfação com o lançamento do projeto, destacando: “É uma alegria muito grande, estarmos iniciando hoje esse projeto, onde iremos trabalhar com toda a comunidade escolar para um melhor desempenho de todos na área da educação”.

A Diretora da Escola Municipal José Serafim, Adriana dos Santos Diniz, enfatizou a importância do projeto na formação dos alunos, observando: “É um projeto socioemocional que vai promover uma formação integral das crianças. Nós como escola preocupamos não só com conteúdo, é importante que os alunos saibam fazer um gerenciamento das suas emoções, habilidades de liderança para se saírem bem nos desafios da vida”.

Na segunda-feira, dia 20, acontecerá a implementação do Líder em Mim para os professores e equipe pedagógica.

Luzia Clara Barbosa Zupa, Supervisora da E. M. José Luiz de Mesquita, ressaltou a importância da formação para os professores e disse que o currículo de formação de professores não aborda adequadamente questões emocionais, que são agora habilidades essenciais em qualquer campo: “Os professores entendendo o porquê desse projeto, a implementação dele dentro da sala de aula será mais eficaz e consequentemente nós vamos colher frutos melhores”.

Abel Oliveira, Assessor Pedagógico da Saber Soluções Educacionais e palestrante, destacou que o desenvolvimento de competências emocionais é fundamental para preparar os alunos para a vida como um todo: “Essas formações que trazemos para as escolas é uma forma de complementar a própria formação acadêmica dos professores, nós procuramos construir com eles uma nova visão sobre a forma com ele trabalha o aluno e entender que o aluno também é protagonista do processo. Isso otimiza as aulas e potencializa o que está sendo ensinado”.