Educação inicia 2026 com Aula Inaugural no Centro de Eventos da UFLA

Design sem nome - 2026-02-04T162753.697

A rede municipal de ensino de Lavras iniciou oficialmente o ano letivo de 2026 com importantes investimentos em infraestrutura, ações pedagógicas e um momento especial de acolhimento aos profissionais da educação.

Para marcar o início das atividades pedagógicas, a Secretaria Municipal de Educação realizou, na noite desta terça-feira, 03, a Aula Inaugural “Uma Escola feita de pessoas”, com a educadora Gina Ponte, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Lavras – UFLA. O encontro reuniu cerca de 1.200 servidores da educação municipal, em um momento de reencontro, integração e valorização de quem faz a educação acontecer diariamente.

Para a professora Val Sotero, o momento simboliza a retomada do trabalho com energia renovada. “É um momento muito especial de retomada do trabalho, de volta às aulas. O salão cheio, muita gente chegando é um momento de todos integrarem para voltar com força total para fazer a educação de Lavras cada vez melhor.”

A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do encontro e o papel fundamental de cada profissional da rede. “Hoje é um dia muito importante, a nossa aula inaugural do ano de 2026. Estamos aqui reunidos com todos os servidores da nossa educação. São 1.200 pessoas que amam, vivem e acreditam na educação”. A prefeita ressaltou ainda que a palestra da educadora Gina Ponte reforça a essência da educação municipal.

Durante a aula inaugural, a educadora Gina Ponte conduziu reflexões sobre relações humanas, escuta, pertencimento e cuidado no ambiente escolar, fortalecendo o olhar para a educação como um processo construído coletivamente. Em sua fala, ela ressaltou a importância de criar ambientes de pertencimento, onde cada estudante e cada profissional se sintam acolhidos, valorizados e respeitados, fortalecendo vínculos e promovendo uma educação mais humana, integral e transformadora.

Já para a Secretária Municipal de Educação, Laís Costa, o encontro com a educadora Gina Ponte reforça o olhar para as potencialidades existentes dentro da rede municipal, especialmente quando a educação reconhece, valoriza e respeita a diversidade e a singularidade de cada estudante.

Encerrando a noite, o estudante Victor Tavares, da Escola Municipal Oscar Botelho, emocionou o público ao falar sobre a importância da integração entre escola e território. Além do depoimento sensível, Victor mostrou que tem muito samba no pé, ao apresentar o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Lavrinhas, reforçando que educação também é cultura, identidade e alegria.

Acessar o conteúdo