BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Post Boletim Epidemiológico

Violências Interpessoal/Autoprovocada

As violências são eventos intencionais e compreendem a violência física, violência sexual, negligência/abandono, violência psicológica, lesão autoprovocada e outras, passíveis de prevenção. Segundo o instrutivo VIVA SINAN1 do Ministério da Saúde, 2016, as lesões autoprovocadas são aquelas em que a pessoa provoca a agressão contra si mesma ou tenta suicídio (ato de tentar cessar a própria vida, sem êxito). Enquanto os homicídios são a destruição voluntária da vida de um ser humano.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece uma tipologia de três grandes grupos segundo quem comete o ato violento: violência contra si mesmo (autoprovocada ou auto infligida); violência interpessoal (doméstica e comunitária); e violência coletiva (grupos políticos, organizações terroristas, milícias).

a) Violência Autoprovocada/Auto Infligida: A violência autoprovocada/auto infligida compreende ideação suicida, autoagressões, tentativas de suicídio e suicídios.

b) Violência Interpessoal – Violência doméstica/intrafamiliar: Considera-se violência doméstica/intrafamiliar a que ocorre entre os parceiros íntimos e entre os membros da família, principalmente no ambiente da casa, mas não unicamente. É toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outra pessoa da família. Pode ser cometida dentro ou fora de casa por algum membro da família, incluindo pessoas que passam a assumir função parental, ainda que sem laços de consanguinidade, e que tenha relação de poder.

 c) Violência Interpessoal – Violência extrafamiliar/comunitária: A violência extrafamiliar/comunitária é definida como aquela que ocorre no ambiente social em geral, entre conhecidos ou desconhecidos. É praticada por meio de agressão às pessoas, por atentado à sua integridade e vida e/ou a seus bens

A importância da notificação das violências autoprovocadas se dá pela necessidade de qualificação do cuidado no âmbito da saúde mental da população diante da incerteza do futuro, esgotamento emocional e mental individual e coletivo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), na América Latina, o índice de suicídio tem aumentado e as causas estão atreladas com a piora da pobreza, ambiente favorável às situações de violência e a ineficácia ou ausência de planos de prevenção.

No nosso município e para os municípios de Micro Região de Lavras temos como referência a Santa Casa de Misericórdia de Lavras que vai prestar toda a assistência a pessoa vítima de Violência e posteriormente encaminhar para os setores responsáveis.

A violência apresenta-se como grave ameaça à vida da população, sendo oportuno destacar que, por meio da notificação, cria-se um elo entre a área da saúde e o sistema legal, delineando-se a formação de uma rede multiprofissional e interinstitucional de atuação, fundamental para uma intervenção menos burocrática e mais eficiente dos casos.

Segue abaixo os dados Epidemiológicos dos Casos de Violência Interpessoal/Autoprovocada:

Fonte: Sinan net

No ano de 2023 tivemos um total de 177 tentativa de Violência Autoprovacada, deste total, tivemos 10 óbitos por suicídios.

Outras Doenças de Notificação Compulsória, ocorridas no mês de Outubro em Lavras:

  • COVID 19: 216 casos, 08 internações e  01 óbito
  • Dengue: 03
  • Esporotricose: 02
  • Acidente de Trabalho: 01
  • Leishmaniose tegumentar: 01
  • Sífilis: 01
  • Aids: 01
  • Câncer relacionado ao trabalho: 01

Fonte: Sinan net / Sinan online

Pular para o conteúdo