270 alunos da rede municipal celebram formatura do PROGEA

WhatsApp Image 2024-06-28 at 13.51.00 (3)

Foi realizada nesta quinta-feira, 27, a formatura dos alunos do Programa de Educação Ambiental (PROGEA). O evento foi marcado pela presença de familiares, representantes do Governo Municipal e membros da comunidade. A cerimônia contou com a participação de cerca de 1000 pessoas que se reuniram para prestigiar os formandos.

O PROGEA é uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com o Governo Municipal, que visa conscientizar crianças sobre a importância da proteção ambiental e estimular a adoção de práticas sustentáveis. Para a Secretária Municipal de Educação, Maria Helena de Abreu Pereira, essa é uma parceria que sempre deu resultado positivo. “As crianças amam, participam e compartilham seus conhecimentos para toda família. Isso é um ponto muito positivo para nós”, comemorou.

Desde a sua criação em 2014, o PROGEA tem se destacado por tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo, utilizando policiais militares para atuarem como mediadores dentro da sala de aula.  Segundo o comandante da 5ª Companhia de Policiamento de Meio Ambiente de Lavras, Cap. Luiz Claúdio de Carvalho, “é com muita satisfação que a Polícia do Meio Ambiente forma mais uma turma do PROGEA. Foram dez encontros com nossos mediadores, além de trabalhar o viés da preservação ambiental, a gente também trabalhou com as crianças os valores éticos, cívicos, morais, buscando incentivar boas práticas tanto no ambiente escolar, quanto familiar”, completou.

Este ano, cerca de 270 alunos do 4º ano do ensino fundamental das escolas Doutora Dâmina, Guilherme Henrique, Umbelina Azevedo Avellar, da rede municipal, e FADMINAS, participaram do programa, recebendo seus certificados de conclusão e carteirinhas de identificação, oficializando seu compromisso com a preservação ambiental.

Durante a cerimônia de formatura, os novos guardiões do meio ambiente, prestaram um juramento de compromisso com a preservação ambiental. Eles prometeram atuar como multiplicadores de conhecimento e agentes de mudança em suas comunidades, reforçando a importância da educação ambiental desde a infância.

Eloá Sousa, de 10 anos, estudante da Escola Municipal Umbelina Azevedo Avellar, disse que o projeto é maravilhoso e recomendou todos a participarem.  “A gente aprende várias maneiras de aprender a cuidar da natureza. Eu agora entendo porque não deve jogar lixo na natureza, não botar fogo e a não maltratar os animais”.

As crianças, agora oficialmente formadas pelo PROGEA, estão preparadas para levar adiante a missão de proteger o meio ambiente, inspirando suas famílias e comunidades a seguirem o mesmo caminho.