Nesta quinta-feira, 5, 170 crianças do ensino fundamental das escolas municipais José Serafim, Umbelina Azevedo Avellar, Édipo do Nascimento Birindiba e do Colégio Fadminas receberam seus certificados de conclusão do PROGEA – Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar.
A Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com o município, desenvolve o PROGEA, programa que atende crianças do 4º ano do Ensino Fundamental. O evento contou com um público de aproximadamente 600 pessoas, entre elas, professores, amigos e parentes dos alunos.
Além do teatro de fantoche, foi realizada uma exposição de animais taxidermizados e também prestadas homenagens aos professores, diretores e autoridades presentes. Para a Secretária Municipal de Educação, Maria Helena de Abreu Pereira, “esse programa tem como objetivo estimular os estudantes a serem competentes e hábeis na adoção de comportamentos socioambientais, que visam contribuir para a prevenção ambiental, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida.”
O mediador do Programa de Educação Ambiental, o policial Willian Benfenatti, reforçou a importância do programa. “Os alunos estão mais preparados, capacitados, não só para cuidar do meio ambiente, mas também para prevenir outros problemas que podem acontecer no futuro. Agora, eles são competentes e hábeis para identificar problemas ambientais e buscar, junto com a comunidade, soluções para esses mesmos problemas”.
A aluna Pietra Oliveira, de 11 anos, compartilhou sua experiência. “Eu achei um ótimo programa, gostei demais, e queria que todas as pessoas pudessem ter esse conhecimento. Assim, podemos valorizar mais o nosso mundo, porque tudo isso faz parte da nossa vida. Temos que cuidar cada vez mais de tudo.”
Já a estudante Maria Luíza Andrade, também de 11 anos, destacou o impacto do aprendizado. “O programa é muito importante, porque a gente tem que ter bastante cuidado com a natureza, porque ela também faz parte de nós”.