Dia D de Combate ao Mosquito: Mutirão de limpeza mobiliza agentes e moradores

Design sem nome - 2024-03-23T174219.903

O combate ao mosquito do Aedes aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya não para em Lavras. Neste sábado 23/3, o Governo Municipal através das Coordenadorias de Saúde e Combate às Arboviroses promoveu mais um mutirão de limpeza e combate à dengue, desta vez, nos bairros Vila Murad e Serra Azul.

A ação contou a participação dos agentes de combates às endemias e da equipe de limpeza da prefeitura. Segundo o Coordenador da Vigilância em Arboviroses, João Carlos de Abreu, a iniciativa visa intensificar as ações de prevenção e controle da dengue. “Nós estamos aqui realizando visitas nas residências, eliminando os criadouros e passando orientação para a população para nos ajudar a vencer o criadouro do mosquito”, disse João.

Durante a ação foram realizadas visitas domiciliares com orientação à população e aplicação do inseticida intradomiciliar Permitrina, que é feito dentro das casas; além disso os agentes também tamparam caixas d’água, recolheram recipientes que acumulam água de lotes e ruas. Foi utilizado um  drone para mapear imóveis, onde os agentes têm dificuldade para entrar.

“A mobilização da comunidade é fundamental para reduzir os riscos de epidemias dessas doenças e garantir a saúde e o bem-estar de todos”, reforçou a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Flávia David. Ela disse ainda que é extremamente importante que a população participe e que seja fiscal da sua própria residência.

A iniciativa do Dia D de Combate ao Mosquito teve o apoio dos moradores. O marido de Maria Resende de Carvalho já teve dengue, e ela sabe da importância do trabalho dos agentes. “É essencial que cada um faça a sua parte mantendo os quintais limpos. Se cada um colaborar não vai existir o mosquito”.

Os Levantamentos de Índice de Infestação Predial Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa) indicam que três em quatro focos do mosquito da dengue estão dentro das casas.

Os recipientes que mais apresentaram larvas do mosquito foram pratinhos para vasos de plantas, ralos descobertos, lixos mal acondicionados, tonéis de água e pneus.

Pular para o conteúdo