Na próxima quarta-feira, dia 4, será realizada a formatura do Laboratório Maker 5.0, às 14h, na sede da Secretaria Municipal de Educação. O evento contará com a participação de 40 alunos de diversas escolas do município, incluindo: Lafaiete Pereira, Professor Paulo de Souza, Vicentina de Abreu Silva, José Serafim, Álvaro Botelho, Francisco Salles, Itália Cautiero Franco, Doutora Dâmina, Umbelina Azevedo Avelar e CEACAD.
O Programa Educação 5.0 já beneficiou cerca de 180 estudantes da rede municipal, proporcionando a eles a oportunidade de desenvolver projetos relacionados à cultura Maker e habilidades socioemocionais. O objetivo principal do programa é oferecer o primeiro contato dos estudantes com tecnologias emergentes, ajudando-os a desenvolver habilidades que serão úteis em suas trajetórias profissionais, pessoais e educacionais.
Atualmente, as atividades do programa se dividem em duas áreas principais:
Desenvolvimento de Jogos e Uso de Inteligência Artificial: Focado em desenvolver habilidades artísticas, estimular o pensamento lógico através da programação de jogos e promover o uso consciente de inteligências artificiais, como Meta IA, ChatGPT, Ideogram, e Gamma app.
Mecatrônica: Trabalha o pensamento lógico na programação, além de habilidades manuais, como solda de eletrônicos, manuseio de ferramentas e prototipação de projetos.
O Programa Educação 5.0 tem sido um diferencial na vida dos estudantes, oferecendo não apenas habilidades técnicas, mas também auxiliando no desenvolvimento de competências como comunicação, adaptação a mudanças e motivação para seguir em áreas relacionadas ao conteúdo aprendido. Os tutores do programa observam uma grande evolução em cada aluno, destacando o impacto positivo dessas atividades no crescimento e formação dos estudantes.