Lançamento da Rota do Cicloturismo de Lavras: parcerias, potencialidades e perspectivas

Design sem nome - 2024-11-28T155643.525

Nesta quarta-feira, 27, Lavras deu mais um passo em direção ao fortalecimento do turismo sustentável com a ativação da Rota de Cicloturismo de Lavras. O evento, realizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, em parceria com o SEBRAE, reuniu autoridades, empresários, ciclistas e a comunidade para mais um importante passo para concretização deste projeto inovador.

O evento contou com discursos de representantes do poder público, e do setor privado, reforçando a união de esforços para o sucesso do projeto. A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, destacou a importância da iniciativa. “A Rota do Cicloturismo é mais do que um projeto turístico; é uma oportunidade de desenvolver nossa cidade de forma sustentável, integrando nossas belezas naturais, nosso patrimônio histórico e a força da nossa gente. É um orgulho ver Lavras despontar como referência em turismo no Sul de Minas. Vamos juntos fazer com que essa rota traga cada vez mais oportunidades para todos”.

O Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Odair Barra Mansa, também reforçou o impacto positivo da iniciativa: “Este projeto marca um novo capítulo para o turismo em Lavras. A Rota do Cicloturismo não só valoriza nossos atrativos naturais e históricos, mas também é uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento. Nosso objetivo é que todos os setores da cidade se beneficiem, desde a cadeia produtiva do turismo até as comunidades que estão na rota. Trabalhamos para que este seja apenas o começo de um grande movimento que levará o nome de Lavras ainda mais longe.”

A gestora do SEBRAE em Lavras Glaucya Vale, enfatizou o papel estratégico da parceria entre a Prefeitura e o SEBRAE no planejamento e execução da rota. “Tudo começou há quatro anos, com um mapeamento das potencialidades da cidade. Identificamos que o cicloturismo tinha um grande potencial para se tornar um produto turístico forte. Desde então, o SEBRAE tem oferecido consultoria técnica e apoio em desenvolvimento econômico local para transformar esse potencial em realidade.”

Vinícius Amantea Campos, consultor do projeto, apresentou os resultados do estudo técnico e destacou os diferenciais da rota. “O circuito explora grandes potenciais, como a Serra da Bocaina e o patrimônio ferroviário. Pedalar por trilhos e visitar as estações ferroviárias abandonadas traz um diferencial competitivo para a rota, que tem tudo para atrair turistas de várias regiões.”

Alessandro dos Santos Ribeiro, representante da comunidade do Funil, reforçou a preparação local para receber os turistas. “Nossa comunidade está pronta. Temos infraestrutura, sinal de celular e pavimentação, mas queremos mais. Estamos à disposição para contribuir e ajudar no desenvolvimento do turismo, que faz toda a diferença. Queremos oferecer nossos trabalhos e nos unir à Prefeitura e ao SEBRAE para alavancar a região.”

Além de atrair visitantes de diversas regiões, a iniciativa também fortalece pequenos negócios, como pousadas, restaurantes e produtores rurais ao longo do trajeto. Para o Antônio Sales, produtor local de cachaça, destacou a importância de fortalecer o turismo. “ Eu vejo essa iniciativa com bons olho. A cachaça atrai muitos turistas para o circuito histórico e para a cidade, então tem tudo para dar certo”.

Com a ativação da Rota, Lavras se prepara para consolidar sua posição como um destino de destaque para os amantes do cicloturismo, oferecendo uma experiência única de lazer, esporte e conexão com a cultura local.

Pular para o conteúdo