O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira, dia 11, a cerimônia de entrega de certificados da turma de 2023 para os participantes do programa Educação 5.0 – Laboratório Maker. O evento foi realizado no auditório da Escola Municipal Padre Dehon e contou com a presença de representantes de empresas locais.
Em seu discurso, Ronaldo Gazel, coordenador e um dos idealizadores do programa, lembrou que o Programa Educação 5.0 – Laboratório Maker é uma iniciativa inovadora que foi implantada pelo Governo Municipal em junho de 2023. “Destaco aqui que esse momento é muito especial e repleto de conquistas e aprendizados. Chegamos ao final do programa com 13 projetos desenvolvidos por alunos”.
O programa oferece uma estrutura de aprendizado que visa cultivar uma nova cultura de tecnologias emergentes e profissionalizantes no ambiente escolar. Destinado aos alunos da rede pública, do 8º e 9º ano do ensino fundamental, o programa proporciona acesso a laboratórios especializados, equipado com impressora 3D e outras ferramentas que permitem que os alunos desenvolvam habilidades práticas, enquanto o Laboratório Multimídia foca na produção de conteúdos digitais. Além disso, tem o Laboratório de Metaverso e Gameficação que explora novas formas de aprendizado através de ambientes virtuais e jogos educativos.
Para a Secretária Municipal de Educação, Maria Helena de Abreu Pereira, a cerimônia de entrega de certificados destaca o comprometimento da comunidade escolar com a evolução educacional. A prefeita Jussara Menicucci parabenizou os alunos e reiterou seu compromisso contínuo com a promoção de métodos de ensino inovadores que prepararão os alunos para os desafios do futuro.
A estudante Maria Antônia da Silva, 13 anos, gostou muito de participar do programa. “ Tive a oportunidade de conhecer uma tecnologia totalmente inovadora. Valeu muito a pena”.
Já Luís Otávio Cardosos Silva, 14 anos, pretende investir mais na área daqui pra frente. “ Agora com o certificado na mão eu espero que novas oportunidades surjam”.
A partir do ano que vem, o projeto será reformulado e contará com uma nova metodologia para compreender ainda mais as necessidades dos alunos.